Longe de mim ser professor porém vai aqui algumas coisas que aprendi sobre mídia de produtos alimentícios ao longo dos anos de trabalho como marketeiro para uma grande fábrica de produtos alimentícios e recentemente com a pizzaria.
O que atingir:
Como para qualquer produto alimentício para ter sucesso é preciso dar água na boca do futuro cliente e despertar nele a vontade de comer.
O sentido do corpo humano que mais aguça as nossas glândulas é o olfato, daí a extrema eficiência das “máquinas de cheiro” que eram permitidas em exposições especiais de supermercados e da solução, que já comentei no fórum, da confeitaria em Buenos Aires que puxou um duto da cozinha para a calçada mas como “cheiro” é um negócio complicado em mídia sobrou a visão, o segundo sentido a aguçar nosso apetite..
Por isso as grandes empresas investirem tanto na produção de comerciais de alimentação, chegam a investir mais na produção que na veiculação, para que cada detalhe saia perfeito e desperte sua fome.
Veículos:
Com base nisso, precisamos de veículos que transmitam imagens, daí o rádio ou os apavorantes carros de som serem veículos praticamente descartáveis para o nosso negócio ou para o negócio de alimentos de um modo geral, pois o máximo que ele vai fazer é tornar sua marca conhecida ou divulgar uma promoção.
Utilize o apelo visual! Tv, Outdoors, Cartazes, Panfletos, Internet, Banners e para isso vai aqui algumas dicas:
Fotos:
Sempre de suas pizzas, nunca de bancos de fotos da internet, para que o cliente não se sinta ludibriado ao comparar a pizza que chegou em sua casa ou na mesa com a foto do panfleto. Vale a pena o investimento numa produção cuidadosa para fotos de suas pizzas, prestando atenção nos mínimos detalhes, de luz, brilho, sombras. Contrate um profissional qualificado para fazer as fotos, lembre-se que é um investimento que será diluído por muito tempo e será utilizado várias vezes.
Antes de selecionar um fotógrafo, veja se ele já fez algo do tipo, se ele nunca fotografou produtos... esqueça, fotos de alimentos têm detalhes e técnicas exclusivas. Depois posto algumas dicas para melhor fotografar produtos.
TV
Para quem atua fora das grandes capitais a veiculação em televisão às vezes não é tão cara assim, procure programas mais econômicos que sejam veiculados no seu horário de funcionamento, não precisa de um exagero de veiculação, não vá na conversa da agência, às vezes até uma veiculação por semana já dá resultados.
Lembrando que tv é um veículo extremamente poderoso e pode criar uma demanda que você talvez não posso suprir. Vá devagar e com cuidado, pois demanda não atendida gera propaganda negativa.
Outdoor, Outbus
Hoje em dia, com as impressões de outdoor sendo feita em grandes impressoras sem mais a necessidade de fotolitos, barateou por demais a produção dos outdoors coloridos, sendo possível a impressão de apenas 1 a um custo permissível.
Escolha a quantidade de outdoors que seu bolso permitir, em locais de bom fluxo, se só der para um que seja apenas para um mas bem produzido, com o resultado você aumenta posteriormente.
Uma das vantagens do outdoor é que você pode se dar ao luxo hoje em dia de fazer 4 modelos diferentes por exemplo, cada um com uma foto de uma pizza e colocar em locais que cubram totalmente o seu bairro
Só lembrando, outdoor e outbus são mídias de passagem, não vá escrever um tratado sobre pizza que ninguém vai ler. Uma chamada, uma foto de dar água na boca e onde te achar.
Internet
Atrair a atenção talvez seja até mais difícil que nos outdoors por isso apenas vou lembrar um antigo ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”
Panfleto
A regra é a mesma que para os demais veículos. Invista em produção e na qualidade de impressão. Ele é o seu cartão de visita na casa do cliente. De nada adianta você imprimir trocentos mil panfletos por 500 reais se a qualidade for ruim. É preferível 200 bem impressos que trocentos mil
Aliás eis aqui uma mídia que você pode tirar muito proveito, principalmente para quem é de Sampa, rio ou BH, as demais capitais não sei dizer, mas em Maceió já tem gráfica fazendo isso. IMPRESSÃO DE PANFLETO COM CHEIRO, ou seja dá para imprimir um folder redondo por exemplo que quando o cliente abrir irá sentir o cheiro de orégano.
Autocrítica:
Essa é a regrinha final e fundamental, quando terminar de fazer a peça avalie com muita autocrítica, peça opinião dos parentes, amigos etc mas não pergunte se está bonito, não é isso que você quer saber, pergunte a si mesmo e aos demais se “Isso me deu vontade de comer uma pizza?” “Essa peça me faria pedir uma pizza?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário