Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Marketing de Guerrilha.

O termo Marketing de Guerrilha é originado da guerrilha bélica. Trata-se de um tipo de guerra em que o principal objetivo é impor suas ideias, liquidando com seus concorrentes. Este tipo de Marketing surgiu da necessidade de novas técnicas publicitárias na década de 70, devido à diminuição da eficácia das propagandas atuais, porém, seu ápice ocorreu somente nos anos 80, com o objetivo de possibilitar grandes resultados com pequenos investimentos nas organizações.

exemplo de marketing de guerrilha
Nas ações de Maketing de Guerrilha  é possível desenvolver campanhas publicitárias, criativas e inovadoras, sem investir muito dinheiro. As formas para fazer isso são as mais diversas, desde intervenções nas ruas, colocações de mídia em lugares inusitados, criações de espaços exclusivos para ações, entre outros. Todos os dias somos bombardeados por propagandas vindas por todos os meios. Nem sempre estamos dispostos a recebê-las, porém, nos falta escolha. As propagandas estão no ônibus, na TV, rádio, nas revistas, nos nossos e-mails, enfim, por todos os cantos elas estão espalhadas.

Existem diversas formas de propaganda, em muitas vezes nós nem percebemos que estamos sofrendo influência de alguma delas. Os chamados “guerrilheiros do marketing” estão sempre criando novas estratégias para atrair o consumidor. Geralmente essas propagandas são feitas na rua, sem muito custo e com alto poder de impactar as pessoas.



Exemplos de Marketing de Guerrilha.

RELACIONADO
Conjunto de técnicas utilizadas para a comercialização e a distribuição de um produto entre os diferentes consumidores, com a finalidade de satisfazer. O grande diferencial do Marketing de Guerrilha é que o ato que está acontecendo não pode parecer uma propaganda, mas sim tem o objetivo de intrigar, deixar as pessoas se perguntando o que está acontecendo e se é realmente real. Um dos princípios básicos do Marketing de Guerrilha é abandonar as mídias comuns criando novas opções de comunicar, seguindo a idéia “não compre mídia, crie uma”. Esta grande alternativa foi muito importante depois da grande demanda de propaganda em jornais, revistas e televisão.

RELACIONADO
O Remarketing é uma funcionalidade da publicidade baseada em interesses disponível no separador Públicos-alvo. O processo já vem se desenvolvendo há alguns anos. Patrocínios em clubes esportivos, adesivos em carros de corrida, em postos de gasolinas, nas estações de metrô, pinturas em muros, etc. Hoje em dia estas formas de comunicação e propaganda já não estão mais surtindo efeito quanto antigamente. Por essa razão o Marketing de Guerrilha amplia a comunicação, usando profissionais multidisciplinares, e agências de comunicação, na qual há a integração de vários profissionais como o de relações públicas, jornalistas, sociólogos, e outros. 



A guerrilha se utiliza da mídia espontânea de duas formas. Pode criar algo totalmente novo e inusitado, que chama a atenção automaticamente dos veículos de comunicação, ou trabalha pesado na questão de produção de releases e materiais editoriais, que são enviados aos veículos de comunicação. Não há certeza em que o material será publicado, como também, se sofrerá alterações ou acréscimo de informações, mas se for aceito irá transmitir com credibilidade as informações da empresa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário